Diários Noturnos

Diários Noturnos

29 de maio de 2015

A TRAVESSIA POÉTICA DOS MEUS PONTEIROS


Procurando vestígios de meu passado em São Paulo, encontrei um disc recordable com uma playlist de músicas que eu mesma gravei em algum dia entre os anos de 2008 e 2010. Época em que eu cursava o início do curso de psicologia na PUC-SP. Coloquei o cd-r para tocar enquanto me preparava para fazer um banho de brilho nos cabelos. A primeira música que tocou foi Black Horses, de uma banda indie dos anos 90, fundada na cidade de Chicago, que se chama Gastr del Sol. Não me recordava dessa banda, muito menos do caminho percorrido internet a fora para então tomar conhecimento dela. Todavia, a música me soou extremamente íntima. Senti uma pressa de ocupar o espaço da casa quando ela começou a tocar. A cena se fez duchampiana: um aparelho de som philips portátil em cima de um bidê antigo. Estava sozinha em casa e abusei do alcance do volume do toca-cds. Com minha mania de registro, apegada que sou ao que vivo, pensei em fotografar a composição de como sobrepus os objetos: o som saindo do aparelho em cima de um sanitário ultrapassado. A câmera do celular estava no modo vídeo. De susto em surpresa, cliquei no play da câmera e no play no som. Bateu uma súbita vontade de sair dançando a música pela casa e o fiz, gravando os detalhes da arquitetura do cotidiano na tarde ociosa de uma terça-feira. Não fiz planejamento algum da captura, segui um brainstorming dos movimentos do corpo. Après-coup, ao rever a filmagem na música, fiquei feliz com um detalhe: consegui eternizar a cena de uma senhorinha gorda, com a coluna torta pela idade, em seu terraço. Essa figura sempre me trouxe a lembrança de uma circunstância medieval. Enquanto trabalhava no fim da minha dissertação de mestrado, longa estrada de horas e horas a fio em que eu me plantava na escrivaninha do meu quarto, que fica em frente à janela, de quando em vez ela aparecia para pendurar roupas no varal ou para regar suas plantas. Era engraçado observar vouyeristicamente essa velha em seus afazeres tranquilos e lentos no mesmo instante em que, a uns cincos prédios de distância, homens de capacete amarelo construíam outro concreto empilhado para arranhar o céu. Talvez não seja possível que olhos desavisados avistem a senhorinha. Ela aparece quando filmo o abrir da janela e enquadro a câmera para o lado esquerdo. A velha senhorinha, no vídeo, é uma coisinha torta e delicada vestida de branco, posicionada ao lado de uma escada reta de metal. Tenho alguma semelhança com essa personagem medievalesca: no dinamismo da era moderna em que estou temporalmente espacializada, me atenho aos contrastes do novo com o antigo e beiro ao exagero da dramaticidade. Nem sei se chego a ter vestígios de mim, pois, sinto que sou o tempo inteiro a atualidade do meu passado. Os ponteiros do meu relógio não marcam números: eles escrevem letras.

Link para o vídeo: 
http://rebeccaloise.tumblr.com/post/120034196379/composicao-video-texto-a-travessia-poetica-dos


Apartamento 830, 26-27 de Maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem (sol) eu:

Minha foto
'O ar está tão carregado de espíritos que não sabemos como lhes escapar.'(Goethe in Fausto)

Seguidores